Enquanto servidores públicos trabalham em home office e instituições de ensino também estão sem aulas presenciais, nas comunidades da periferia voluntários denunciam que há famílias isoladas, sem renda, sem comida, sem água encanada e até mesmo sem acesso à informação.
Esse é o caso do MORRO DO SABÃO, lugar que ficou bem conhecido pelos moradores de Samambaia, após várias campanhas de ajuda as famílias necessitadas.
De nome curioso, o Morro do Sabão localizado entre as quadras da 629 e 829 na expansão de samambaia, ganhou este apelido por estar em um local com muito cascalho, o que torna o terreno escorregadio. Ele fica ao lado de outra comunidade, o Morro do Macaco, que tem características semelhantes. Os lotes ficam embaixo de fiações elétricas sem proteção e várias vezes os moradores já tiveram que abandonar suas casas mas não a faziam pois não há outra opção para estas famílias - é o único refúgio delas.
Além das dificuldades financeiras e sanitárias (o local não tem água encanada) que enfrentam, os moradores também sofrem com o preconceito de morar num local sem as mínimas condições de humanidade. As pessoas recebem ajuda de líderes comunitários e de projetos sociais da própria expansão de samambaia, como o ISES- Instituto social embalando sonhos da líder Ladylaura Caetano e o Projeto Doe a quem precisa da líder Leir, com doações de cestas básicas, materiais de higiene pessoal e até de construção.
CORONA VÍRUS
Na semana passada, após testes do covid19 realizados em moradores do local na escola classe 831, foram detectadas 46 pessoas contaminadas.
"Isso vem de encontro à falta de desenvolvimento social e principalmente à falta de informação que esse pessoal tem - conta Marta, uma moradora que vive próxima ao local. "
Samambaia dá passadas largas nos casos de covid19 no DF sendo uma das cidades com mais casos e mortes confirmadas. A taxa de isolamento também caiu quase pela metade em pouco menos de 1 mês, aumentando o risco de contaminação. Marta completa: - a população tem fome, tem sede, não podemos ficar 24h em casa pois temos que nos alimentar.
COMO AJUDAR
Instituto Social Embalando Sonhos - 6198580-6864
Qr 629 conjunto 04 chácara 01 - Samambaia Norte
Conselho Tutelar de Samambaia: (61) 9 9240-9523 e 9 8614-6842
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Postar um comentário