As imagens mostram uma festa entre detentos que estão a trabalho na unidade de saúde, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no tratamento de pacientes com Covid-19 no Distrito Federal. Os presos estão aglomerados, fazem churrasco e consomem bebida alcoólica.

A festa ocorreu nos fundos da lavanderia do Hran. A Secretaria de Saúde informou que a situação ocorreu há três meses, no início da pandemia. Já, fontes ouvidas, afirmam que as imagens são recentes, gravadas em maio.

De acordo com a pasta, pelo menos dez pessoas que aparecem no vídeo foram identificadas. Entre elas está um servidor do hospital e nove internos que prestam serviço para a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). 

As imagens mostram que a confraternização ocorreu sem vigilância do hospital. Além do churrasco e bebidas, um dos homens segura um saquinho com um pó branco.

Em serviço

Os detentos que trabalham fora dos presídios são do regime aberto ou semiaberto. Eles passam por uma seleção da Funap e recebem uma bolsa ressocialização, a partir de um salário mínimo. O objetivo é dar oportunidade para se reinserirem no mercado de trabalho após cumprir toda a pena.

De acordo com a Secretaria de Saúde, “os apenados foram desligados do programa de reeducandos e retornaram à instituição prisional, e o servidor responde a Processo Administrativo Disciplinar (PAD)”.

Já a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), responsável pela Funap, informou que "teve conhecimento dos fatos há cerca de 20 dias e que imediatamente solicitou o desligamento dos reeducandos".

Ainda segundo a Sejus “a supervisão do trabalho cabe ao órgão contratante [Hran], embora a Funap possua a figura do preposto que visita esporadicamente os locais ou as solicitações”.

A Sejus disse:

"A Secretaria de Justiça e Cidadania informa que a Funap, vinculada à Sejus, teve conhecimento dos fatos há cerca de 20 dias. Imediatamente, a Fundação entrou em contato com o executor do contrato, o qual imediatamente solicitou o desligamento dos reeducandos. Eles não tem permissão para fazerem festa ou ingerir bebidas alcoólicas e a supervisão do trabalho cabe ao órgão contratante, embora a Funap possua a figura do preposto que visita esporadicamente os locais ou as solicitações. Outros reeducandos foram selecionados e substituíram os que foram afastados."

A Secretaria de Saúde disse que "o vídeo foi gravado há três meses, nos fundos da lavanderia do Hran, numa área isolada. Tratava-se de uma confraternização não autorizada. Nove apenados e um servidor foram identificados. Os apenados foram desligados do programa de reeducandos e retornaram à instituição prisional e o servidor responde a Processo Administrativo Disciplinar (PAD)."



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::








1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem