Com população que se aproxima da casa dos 500 mil habitantes – o que a torna a cidade mais populosa do Distrito Federal –, Ceilândia terá o seu primeiro cemitério. A decisão do Governo do Distrito Federal (GDF) foi tomada recentemente, após as duas unidades existentes mais próximas da região estarem com a capacidade lotada para novos jazigos: Taguatinga e Gama.

Na sexta-feira (26/9), a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) solicitou ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) a licença prévia do projeto, que deve ser instalado na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) da cidade. No pedido, a empresa pública pede a criação de quatro lotes, mas apenas um deles para sediar o novo empreendimento.

Pelo menos cinco cemitérios do Distrito Federal estão com prazo determinado para preencher a capacidade máxima. Com média de 950 enterros por mês, a previsão é de que, após a lotação, somente famílias com jazigos já comprados consigam garantir espaço para seus entes queridos.

Por isso, o GDF passou a estudar, desde agosto do ano passado, a criação de novos cemitérios em outras regiões administrativas. Liderado pela Casa Civil, o grupo de trabalho instituído para cuidar do tema reuniu servidores das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e de Justiça e Cidadania (Sejus), da Terracap e do próprio órgão que coordena a ação.




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem